O estádio do Memphis Grizzlies, conhecido como FedEx Forum, terá mais uma camisa aposentada, ao lado da número 11 de Zach Rudolph. Em abril, a franquia vai homenagear o pivô Marc Gasol, aposentando o seu número 33.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais na última quinta-feira, 1° de abril, o time do Tennessee confirmou que o espanhol será eternizado na arena do Grizzlies. Marc Gasol foi escolhido como a 48ª escolha no draft de 2008 pelo Los Angeles Lakers e posteriormente trocado para os Grizzlies em uma negociação envolvendo seu irmão, Pau Gasol.
Durante sua passagem pela franquia de Memphis, Gasol quebrou diversos recordes, tornando-se o líder em minutos jogados (25.917), partidas como titular (762), cestas (4.341) e rebotes (5.952). Além disso, ele ocupa a segunda posição em pontos marcados (11.684) e assistências (2.639). O pivô também foi selecionado para o All-Star Game três vezes e foi eleito defensor do ano na temporada 2012-13.
No cenário internacional, Gasol conquistou duas medalhas de prata nos Jogos Olímpicos e duas medalhas de ouro em Copas do Mundo. Após sua saída dos Grizzlies em 2019, o jogador passou pelo Toronto Raptors, onde foi campeão da NBA, e pelos Lakers. Em 2021, ele deixou os Estados Unidos para se juntar ao Girona, clube que ele mesmo ajudou a fundar.